Segurança
Introdução História Equipamento Segurança Vento Técnica
Mareações Jogos De A a Z

Navegar com segurança é extremamente importante para nós e para os outros, pois ao nos colocarmos em perigo, vamos colocar também em perigo aqueles que nos vão ajudar.

Na água a nossa mobilidade é condicionada por variadíssimas coisas: o vento, as correntes, as ondas, a visibilidade ou até uma refeição tomada antes de ir para a água, podem provocar muitos problemas.

O windsurf, pelas suas características, proporciona aventura e um enorme prazer, mas este prazer tem os seus riscos. Ficar preso debaixo da vela, o mastro bater na cabeça, ficarmos magoados numa queda mais violenta, uma peça da prancha partida e outros, são riscos reais a ter em conta, daí devermos respeitar algumas REGRAS DE SEGURANÇA:

1 - Cuidados antes de iniciar a navegação

Inspeccionar todo o material; avisar amigos ou entidades no local onde se pretende navegar, pois se estivermos em dificuldades eles poderão ajudar. Nunca navegue sozinho; respeite as suas capacidades; faça um aquecimento antes de entrar dentro de água; estude o local onde pretende navegar; navegar sempre dentro dos limites individuais, quando pretender arriscar medir muito bem esse risco.

2 - O vestuário

Na praia está calor, mas quando se entra dentro de água o corpo arrefece, e ao fim de alguns minutos gela-se. Deve-se usar um fato isotérmico. Um colete de flutuação é fundamental. Uns sapatos protegem os pés de golpes ou pancadas, e evitam escorregadelas.

3 - O material

Não navegue com material deficiente. Leve sempre um ou dois cabos de segurança que podem servir para substituir um cabo partido ou inclusivamente para o rebocar para terra. Experimente sempre o material em terra. Se pretender navegar para mais longe, dê uma pequena volta perto da costa, inspeccione o material e faça pequenos ajustes.

4 - As condições de prática

As condições de prática podem mudar bruscamente. É necessário conhecer os ventos e as correntespara estar prevenido. Uma brisa suave pode rapidamente transformar-se num vento fresco e moderado.Navegar numa lagoa é fácil, não pense que depois de aprender nestas condições pode repetir os seus êxitos numa praia onde pode encontrar ondulação. Pequenas ondas que rebentam na praia podem parecer inifensivas, mas quando apanham uma prancha e esta bate num pé é fácil parti-lo. Evite as colisões que podem tornar-se perigosas. Mesmo as mais inofensivas abordagens aos amigos podem partir material.

5 - O sol, as praias e a natureza

O sol queima a pele, proteja-a com creme protector. Não ponha óleos solares pois eles espalham-se pela prancha tornando-a escorregadia. As praias têm normalmente zonas de navegação ou corredores de saída que dem respeitar. respeite a natureza, não a polua.